Trajes Decoroso
Trajes Decoroso
I Timotio 02
9 Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,
O que vem a ser um traje decoroso:
Decoroso:
- Decência, (Qualidade do que é decente. Decente; Que fica bem, comportado, honesto, conveniênte... Apropriado.) Respeito a si mesmo e dos outros, Honra, pudor, (Sentimento de vergonha produzido por coisas contraria a honestidade e a Decência.) conformidade do modo de como se apresentar.
-Modéstia;
Moderado no modo de apresentar e sem vaidade.
Esta passagem é de suma importância pois dela é possível extrair grandes sabedorias, nela contém a forma correta da mulher se portar para tornar-se agradável aos olhos do SENHOR.
Na carta do apostolo Paulo a Timóteo, ele nos deixa claro, que as mulheres usem trajes decentes de um modo que não causa escandalo a Igreja, tendo assim então, um vestuário decente e com bom senso
. (Disse Jesus a seus discípulos; É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! (LUCAS 17:01).
(Em Apocalipse 16:15 Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.)
Sendo assim, os trajes devem ser dignos de santas, não devem ser curtos, decotados ou transparentes, não usarem trajes masculinos.
(Deuteronômio 22:5 -Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus.)
Outro assunto á ser observado na carta a Timóteo, é que as mulheres não devem usar tranças em seus cabelos (... não com tranças...) e em outras traduções (...não com cabeleira frisada...).
O que vem a ser a palavra FRISADA:
- CABELOS ANELADOS OU ENCRESPÁDOS ARTIFICIALMENTE
Então ambas traduções nos ensina que; trançar, encaracolar ou encrespar os cabelos não é lícito. Talvez alguém venha pensar trançar os cabelos o que tem isso haver. Mas se observar-mos logo após desmanchar uma traça os cabelos estarão encaracolados. Ai o porque não trançar os cabelos.
Este assunto não é um assunto isolado das escrituras, o Apóstolo Paulo também confirma a Tito, no capítulo 2
3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem,
4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos,
5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.
E o Apóstolo Pedro também confirma em sua primeira epístola capítulo 3
3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,
Ambas passagens confirmam o que já foi dito, e orienta a mulher a deixar de lado os enfeites exteriores como frisar os cabelos, uso de joías, e vestes indecentes, mas sim ter em vossos corações o desejo de servir ao SENHOR.
Outra observação a ser feita é que o uso de joías e de vestidos ou roupas custosos que custa muito, também não são lícitos.
Tudo isso que aqui foi dito está incluso nos trinta e seis pontos de fé da Igreja de Deus, e toda a pesssoa que toma a decisão do batismo, de deixar o velho homem e se tornar uma nova criatura deve ter o pleno conhecimento e concordar com as doutrinas biblicas. Portanto, todos os membros devem se adaptar a Igreja como a Igreja é desde o principio, e não a Igreja se adaptar aos seus costumes.